Título da redação:

Carta à Michel Temer

Tema de redação: A questão da Reforma do Ensino Médio

Redação enviada em 17/05/2017

Bicas, 15 de maio de 2017 Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Michel Miguel Elias Temer Lulia Assunto: Reforma do Ensino Médio Senhor Presidente, Eu, Angelina Kneip Figueiredo, estudante do terceiro ano do ensino médio, venho, por meio desta, decorrer sobre um assunto bem polêmico: a reforma do ensino médio. Concordo que são necessárias mudanças, uma vez que o ensino aplicado se da de maneira muito abstrata fazendo com que os estudantes se distanciem da escola, ou ate mesmo, em alguns casos, desistam de concluir a formação. Creio que as mudanças previstas têm intuito de sanar as lacunas presentes no sistema educacional, mas sabe-se que a reforma foi aprovada e será implantada por meio de uma Medida Provisória que possui um caráter de urgência impossibilitando debates e opiniões da população brasileira, principalmente daqueles que passaram ou passarão pela experiência do ensino médio. Sei também que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é o documento de caráter normativo que define quais são os conhecimentos pré requisitados na formação escolar de um cidadão e que a mesma esta sendo reformulada e responsável por toda a mudança que irá ocorrer, tirando do Governo o peso das criticas levantadas, entretanto sabemos o mesmo tem grandes influências sobre o desfecho deste assunto e é por este motivo que escrevo. Assumo que há pontos positivos como a implantação do ensino técnico uma vez que amplia as oportunidades para quem não quer seguir carreira universitária e sim ingressar diretamente no mercado de trabalho o que pode interferir de maneira positiva na economia nacional. Porém existem mais quesitos negativos, tais como a desvalorização do professor diante de pessoas que poderão ministrar por notório saber, além serem peças acessórias na formação daqueles que escolherem áreas divergentes as quais o graduado é formado. O aumento da carga horária maciça estudantil será mais exaustiva que produtiva e como solução poderá haver horários de estudo em grupo ou apenas aulas para reforçar aquilo que se tenha duvida, outro aspecto que se deve tratar com delicadeza é a escolha de área pelos estudantes imaturos que às vezes não tem contato com certa matéria e opta por não estudá-la, isso faz com que os conhecimentos sejam privados e novas experiências não sejam vividas, deste modo a solução seria o estudo de todas as disciplinas já existentes no ensino médio com a diminuição de algumas matérias mais especificas que seriam dadas como optativas. Assim concluo de forma sucinta sobre este assunto que me preocupa, uma vez que o futuro do pais depende da boa formação dos jovens e encaixar os cidadãos por áreas do conhecimento não seria uma boa opção uma vez que nos somos multifacetados e dignos do conhecimento. Agradeço a atenção de Vossa Senhoria Saudações