Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A questão da Pichação – arte ou crime?

Redação enviada em 09/03/2017

O período pré-histórico, para o homem, é marcado por diversas transformações, como por exemplo as pinturas rupestres, uma forma de registro e expressão que fora desenvolvida naquela época. Na idade moderna, existem diversas formas de expressão, porém, algumas como a pichação, é considerada um problema, pois partindo de um motivo torpe mudam a estética da cidade e dos monumentos históricos. Existe no meio da pichação as gangues, um conjunto de indivíduos que marcam com o símbolo ou nome de tal organização monumentos ou outros artefatos urbanos. Um dos grandes motivos para o grande aumento de pichação nas cidades é a existência de uma guerra de gangues, com o mostra reportagem feita pela rede Record de televisão, onde que, mais de 90% dos pichadores defendem uma gangue, levando a crer que tal ato não passa de uma disputa de poder e status social, em que quem tem mais de seus símbolos marcados nas ruas é taxado como a maior das gangues, sem se preocupar com a importância histórica, social ou econômica daquilo que irão marcar. Além disso, o visual estético deixado por pichadores é assimilado total abandono, o que empobrece a região. no ano de 2016, o Monumento às Bandeiras, localizado próximo ao parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi coberto de tinta colorida, em que a autoria do ato foi atribuída a pichada, o que deixa claro a pobreza estética deixada por eles, uma vez que, a exemplo do Monumento às bandeiras, seu principal objetivo é mudar a região de forma a enobrecer seu símbolo ou marca, mudando a aprecia de prédios, Monumentos, casa e até pontes nas cidades. Assim sendo, fica claro que medidas são necessárias para resolver o impasse. Nesse sentindo, o Ministério da Justiça em parceria com o Ministério das cidades, devem criar um órgão especializado nesse tipo de crime, a fim de apurar e tomar as providencias necessárias de forma mais e rápida e pratica. Não obstante, o Ministério da Educação pode implementar nas escolas e em centros comunitários palestras ministradas por especialista, com o intuito de mostrar a irregularidade e consequências da pichação, onde que a sociedade entenderia o problema, e de forma pacifica ele seria resolvido, pois como já dizia o filósofo brasileiro Paulo Freire "se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”