Título da redação:

A inclusão de deficientes nas escolas brasileiras

Tema de redação: A questão da inclusão das pessoas com deficiência

Redação enviada em 10/05/2017

A inclusão de deficientes nas escolas brasileiras apresenta uma relação controvérsia entre expectativa e realidade. Se por um lado tal problemática é um avanço para a sociedade, por outro, é um desafio, já que as escolas não apresentam o mínimo preparo para receber os alunos deficientes. De acordo com o IBGE, 6,2% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Porém, somente a minoria tem ou teve acesso à escola, haja vista que esta não possui a estrutura devida. Além disso, poucos são os profissionais capacitados para atender a essa demanda, tornando difícil e desconfortável a relação entre eles e afastando-lhes do direito à educação garantido pelo Estado. Por outra perspectiva, a inclusão dos deficientes nas escolas traz consigo inúmeros benefícios, como socialização e a desconstrução do preconceito. E essa é a expectativa, para que não exista mais barreiras que limitem a educação. Para isso, um estudo é necessário para avaliação das instituições de ensino brasileiras, de forma que mudanças que prezem a inclusão sejam realizadas. Da mesma forma, os profissionais da educação devem possuir algum tipo de capacitação, promovendo o diálogo, como é o caso da língua brasileira de sinais e o braile.