Título da redação:

Evasão ou expulsão?

Tema de redação: A questão da evasão escolar no Brasil

Redação enviada em 14/07/2017

Um dos maiores problema da educação pública no país é a evasão escolar, que se caracteriza pelo abandono da escola pelo estudante. Pelo ponto de vista de Mario Sérgio Cortella, a escola expulsa o aluno, ou seja, ela causa o abandono. Assim, a grande questão a ser debatida é quais as causas desse fenômeno e como amenizá-lo. Segundo dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), cerca de 62% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora das escolas. A maioria desses adolescentes afirma que a escola tornou-se desinteressante, contrariando a ideia de que a evasão escolar é causada pela entrada no mercado de trabalho. Para a especialista em políticas educacionais Ana Paula Corti, o problema é causado por diversos fatores. Entre eles estão a desmotivação dos professores, o ambiente hostil das escolas que pode ser comparado com as prisões, além da superlotação de salas de aula. Além do mais, o poder público não cumpre o papel de oferecer instituições de ensino interessantes aos alunos, com professores motivados e estruturas adequadas. Fato esse que se torna evidente no documentário “AUSENTE: evasão escolar no ensino médio” em que podemos observar que a falta de investimentos na modernização das instalações e no incentivo aos professores afetam a qualidade do ensino. Diante desses fatos, podemos observar a necessidade de debater o assunto dentro das salas de aula, podendo assim ouvir a opinião dos alunos sobre o que está afetando a qualidade de determinadas aulas. Cabe à mídia expor o assunto no horário nobre da televisão, em novelas e telejornais, para informar a população fora da idade escolar sobre as falhas do sistema. Com a consequente conscientização, será possível pressionar o governo e o Ministério da Educação para maiores investimentos na educação e pelo fim do sucateamento das estruturas escolares. E, por fim, cabe às instituições de ensino promover ações que aumentem o interesse do jovem, como propor a interdisciplinaridade entre as matérias, mostrar a utilidade de determinados assuntos vistos em sala de aula no dia a dia do estudante, além de desenvolver projetos de orientação vocacional e preparo para a vida fora dos muros da instituição.