Título da redação:

Educação falha no Brasil: existente há séculos.

Tema de redação: A questão da evasão escolar no Brasil

Redação enviada em 28/04/2017

Durante o Brasil imperial, no século XIX, a educação não era algo oferecido a todas as classes sociais, apenas a elite tinha oportunidade de ter contato com a aprendizagem da infância a fase adulta. Nos dias atuais, é possível enxergar os vestígios dessa cultura, observando as consequências da exclusão social: a dificuldade de inserimento no ensino básico e médio e as dificuldades dos jovens proletários na universidade. Segundo Darwin, o ser que mais sobrevive não é o mais forte, e sim o que mais se adapta as condições do ambiente em que está inserido. Seguindo dessa lógica, não e difícil entender o porque que grande parte da população se acostumou com as péssimas condições sociais que são expostas. Atualmente, o Brasil ocupa a oitava posição no ranking de países com maior número de analfabetos, sendo a maioria dessa população de classe baixa e com situações de sobrevivência precária. Quando Bezerra da Silva apontou a favela como um problema social, não estava equivocado. No entanto, durante o inicio do século XXI, foi-se possível ver alguns pobres adentrarem a universidade por meio de programas oferecidos pelo governo. Se antes o sonho de se tornar um médico era apenas uma realidade do jovem burguês, passou também a ser possível para o estudante de origem humilde. Sendo assim, o rapaz latino americano sem dinheiro no banco, cantado por Belchior, pode ir atrás dessa vaga, o única barreira, é a falta de instrução não lhe oferecida. Portanto, é preciso desenvolver uma parceria entre o Ministério da Educação e o conselho federal de psicologia, métodos de ensino que preparem o jovem das escolas públicas do país em alunos preparados teoricamente e com bom funcionamento mental. Tornar as aulas mais interessantes e oferecer apoio psicológico é um dos caminhos para que os alunos oriundos de escola pública consigam conquistar as vagas que desejam ser serem barrados pela falta de recursos educacionais. Como disse Kant: "o homem é o que a educação faz dele", e um país é o resultado de seus homens.