Título da redação:

Descompasso nos estudos

Tema de redação: A questão da evasão escolar no Brasil

Redação enviada em 28/05/2017

Karl Marx acerta, ao afirmar que é preciso modificar o mundo. Um olhar em direção à realidade confirma que viver em sociedade significa estabelecer propósitos que sejam coletivos, ou seja, não se pode abandonar os estudos antes de se completar o Ensino Médio, independente da razão. Nessa perspectiva vê se que o abandono escolar no Brasil é expressivo afetando até a economia nacional futura. Assim causa-se dúvidas de quem são os culpados dessa ocorrência, seria o desinteresse dos estudantes na atualidade, as dificuldades das famílias brasileiras ou o projeto escolar ultrapassado? É fato que essa ideia requer, primeiramente, um estudo acerca das mais variadas razões que levam um jovem a abandonar os estudos antes de iniciarem o ensino superior. Nessa lógica, cabe analisar que a evasão escolar acarreta um processo em cadeia, visto que o IDH passou a levar em conta a em conta a expectativa de anos de estudo dos cidadãos, e, quanto maior o abandono, menor o IDH brasileiro, logo, menor capital estrangeiro será investido no país. Outrossim, vale ressaltar que com a crise econômica brasileira, os jovens de situações inferiores tendem a abandonar os estudos em busca de emprego, entretanto acabam sendo influenciados pelo tráfico. Outra razão fundamental para consolidação desse tipo de pensamento é o fato que, como defendia o educador Paulo Freire, há um descompasso na educação do país, onde a escola é do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI. Sendo assim, os adolescentes estão desinteressados pelos estudos, que possuem um currículo escolar extenso e desconectado da realidade e das expectativas do aluno para seu futuro, ocasionando um gargalo na educação do país. É lamentável, contudo, que a gravidez precoce afeta diretamente na evasão escolar de jovens que não tiveram instrução. Fica claro, portanto, a necessidade de que o Ministério de Educação estabeleça como meta promover uma mudança na grade curricular dos alunos, mais conectada aos papéis que os alunos tendem a exercer no futuro, a fim de aumentar o interesse dos estudantes pela escola. Além disso, é imprescindível focar na assistência as famílias de baixa renda e vulneráveis ao tráfico e a gravidez precoce, com o propósito de instruir os jovens de camadas menos favorecidas para terem um futuro digno. Só assim será possível que o abandono escolar de jovens no Brasil seja inexpressivo.