Título da redação:

Cadeiras vazias: triste realidade brasileira

Tema de redação: A questão da evasão escolar no Brasil

Redação enviada em 13/06/2017

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Esta afirmativa expõe o pensamento do pedagogo brasileiro Paulo Freire, a qual aborda a Educação como o principal modificador social, especialmente na vida dos jovens. No entanto, segundo a pesquisa realizada pela" Organização Todos pela Escola", o índice de evasão escolar é de 6%, dado aparentemente baixo, porém preocupante, uma vez que representa milhares de crianças e adolescentes fora da escola. O direito á Educação é assegurado pela Constituição por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Dessa forma, o Estado deve ofertar aos jovens estudantes uma educação com ensino e estrutura de qualidade. No entanto, esta é uma realidade bastante distinta das escolas públicas brasileiras, que apresentam um deficit no ensino tanto por falta de investimentos como por incentivos aos professores, além da estrutura precária que acaba desmotivando, muitas vezes, o aluno de ir à escola. No início da colonização, o ensino brasileiro era ofertado apenas a integrantes da alta sociedade por meio das instituições administradas por jesuítas. Tal aspecto expõe o caráter elitista da nossa educação não só há séculos, mas também atualmente. No Brasil, ter acesso ao ensino envolve vários entraves, pois muitos estudantes se encontram em situações econômicas adversas que dificultam sua presença na escola, já que muitas vezes a escola pode ser distante e dispor de gastos, fora os que necessitam trabalhar desde cedo para se sustentar. Portanto, medidas são necessárias para solucionar este problema social. O Governo Federal deve dispor de mais recursos para investir tanto na estrutura das escolas, proporcionando uma infraestrutura adequada para a realização de atividades, como também nos professores, ofertando qualificação e reconhecimento profissional. O MEC necessita reavaliar seus projetos pedagógicos com objetivos de tornar o ensino mais dinâmico e interdisciplinar. Por fim, a mídia deve atuar incentivando a frequência do jovem na escola através de debates em programas e propagandas, evitando assim as tantas cadeiras vazias.