Título da redação:

Atemporalidade literária

Tema de redação: A questão da evasão escolar no Brasil

Redação enviada em 07/05/2017

Jorge Amado, em seu livro Capitães da Areia, retrata, entre outros aspectos, as consequências da falta de escolaridade na infância e na adolescência. Tal realidade vigora no Brasil contemporâneo, visto que ainda há uma significativa evasão escolar no país, seja pelo desinteresse individual, seja pela infraestrutura do território. Ao caracterizar a ''modernidade líquida'', Zygmunt Bauman explicita as mudanças sociais pós-modernas secundadas, por exemplo, pelas novas tecnologias, as quais alteraram a mentalidade popular, principalmente, da parcela mais jovem, que está em processo de consolidação de caráter(segundo o psicólogo Piaget) e, assim, questiona padrões preestabelecidos, como o sistema de ensino tradicional.Este, destarte, deve fazer maior uso de aparelhos eletrônicos, para que os alunos não se desinteressem pelo processo pedagógico,evitando, dessa forma, possíveis desistências. Ademais, consoante a teoria Durkheimiana, os indivíduos são regidos por fatos sociais, os quais independem das vontades particulares. Nesse sentido, a evasão escolar também é causada por questões infraestruturais do Brasil, tais como a adoção de uma política rodoviarista, desde Juscelino Kubitschek, sem, no entanto,investimentos significativos em transportes coletivos de qualidade.Desse modo, os discentes que habitam áreas periféricas e interioranas são prejudicados, devido à distância entre estas regiões e o centro estudantil e aos intempéries relacionados à locomoção. Portanto, infere-se que a evasão escola é, ainda, um obstáculo social, ocasionado pelas mudanças culturais e pelas políticas públicas. Logo, para revertê-la, é necessário que as instituições escolares, juntamente com ONG's, conceda cursos profissionalizantes ao corpo docente, por meio das mensalidades, a fim de que ele adote um novo modelo educacional, com a utilização de novas tecnologias. Outrossim, o Ministério da Educação deve investir, por meio dos impostos governamentais, em transportes públicos de qualidade e com preços acessíveis , para que os alunos da periferia e da zona rural tenham maior acesso à educação das áreas centrais do país.