Título da redação:

A porta para o futuro pode estar trancada

Tema de redação: A questão da evasão escolar no Brasil

Redação enviada em 27/04/2017

A escola é o melhor meio de entrada no mercado de trabalho, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida no futuro. Entretanto, a educação no Brasil enfrenta um grande índice de evasão escolar, cerca de 49 milhões em 2015, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Isso se deve, entre outros fatores, a falta de recursos escolares, que reduzirem as oportunidades de uma qualidade de vida melhor. Resta saber, se os alunos irão receber os meios para que a evasão escolar não seja uma opção. Em primeiro lugar, observa-se que a falta de recursos nas escolas aumentam o abandono escolar. De fato, pessoas que moram em áreas remotas ou deficientes possuem vários obstáculos para o acesso às escolas. Em 2016, de acordo com o jornal Estado de São Paulo, cerca de 40% das escolas estaduais são adaptadas a alunos com necessidades especiais, e na capital, apenas 33% são acessíveis a esses, gerando dificuldades para os mesmos frequentarem os colégios. Desse modo, a falta de preparação das escolas torna-se fundamental no processo de abandono escolar. Por conseguinte, tal abandono priva o aluno de possíveis regalias que melhorariam a qualidade de vida deles. Planos de saúde privados, melhor local para residência e lazer são alguns dos benefícios dos que terminam todo o ensino, haja vista que possuirá uma melhor posição no mercado de trabalho. Todavia, com o alto índice de evasão, o desemprego tende a aumentar, colocando em xeque áreas como previdência social, visto que haverá a diminuição de contribuição dos que evadiram a escola. Sendo assim, a escola como fase primária da formação social precisa ser adaptada à realidade de muitos alunos. Nesse contexto, portanto, os alunos necessitam dos meios para que o abandono escolar não seja escolhido. Nesse sentido, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e o MEC devem orientar as escolas públicas e privadas a adaptarem-se aos alunos especiais, através de palestras com os corpos docentes de diversas escolas, com encontros periódicos e estaduais, para que possa abranger todas, orientando como e o que devem fazer. Além disso, as escolas devem dispor de transporte escolar abrangente, fazendo parcerias com empresas de transportes, para que vans sejam cedidas a elas, a fim de garantir o acesso de alunos que moram e áreas isoladas. Por fim, a mídia jornalística deve denunciar os colégios que se encontram fora dos padrões, através de reportagens críticas, além de esclarecer qual o padrão às famílias devem procurar. Desse modo, a evasão escolar não será mais uma opção.