Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A questão da apropriação cultural no Brasil

Redação enviada em 23/02/2017

Até a metade do século VXIII, assistiu-se, por parte do Brasil, à apropriação cultural da metrópole, visto que os usos, costumes e literatura da época refletiam os ideais culturais da metrópole, a qual detinha primazia sobre os assuntos brasileiros, conforme tese de Sérgio Buarque de Holanda em seu livro “Raízes do Brasil”. No entanto, após metade do século XVIII, observou-se o incipiente florescimento de uma cultura genuinamente brasileira, capitaneado pelo escritor romântico José de Alencar, cujas obras em parte refletiam o ideal nacional e propugnavam a valorização da língua e cultura nacionais. Com a Proclamação da República no final do século XIX, romperam-se os grilhões da dominação política, muito embora ainda tenha persistido uma apropriação cultural bastante significativa, agora proveniente de países como Inglaterra e Estados Unidos, os quais emergiram como potências mundiais e portanto passaram a influenciar também culturalmente os demais países. Em contrapartida, com a semana de arte moderna de 1922, constatou-se mais uma tentativa de ruptura com aquela apropriação, mediante a valorização da cultura essencialmente brasileira, com as obras de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e demais artistas. Ademais, na década de 30 houve um político brasileiro chamado Plínio Salgado, cujos ideais patrióticos defendiam inclusive a criação de uma língua brasileira. Nos dias atuais, contudo, a cultura brasileira, a despeito de diversos esforços passados, encontra-se permeada de características americanas e europeias, desprovida de um caráter próprio de expressão. Além disso, não há atualmente movimentos de defesa da cultura nacional, agravando o quadro de alienação cultural em que nos encontramos. Para reverter este quadro de alienação cultural, deve-se favorecer e fomentar politicas publicas ligadas à cultura, tais como música, literatura, teatro e cinema, concedendo bolsas de estudo a profissionais que militem nessas áreas, bem como incentivos fiscais e pecuniários a entidades que criem ou disseminem uma cultura genuinamente brasileira. Por outro lado, os professores do ensino médio também deveriam executar atividades em classe que estimulassem o desenvolvimento artístico dos alunos, com o propósito de promover a cultura nacional.