Título da redação:

Aquarela do Brasil

Tema de redação: A questão da apropriação cultural no Brasil

Redação enviada em 21/10/2017

Desde a primeira fase do Romantismo, os poetas já buscavam a construção de uma identidade nacional, retratando em suas obras a extensão do território brasileiro, suas belezas e suas diversidades, tendo como personagens principais o índio, o branco europeu e o negro, que trouxeram para o país suas culturas, crenças e religiões, evidenciando a mestiçagem do povo. Dessa forma, é incoerente pensar como um país tão miscigenado tem tantas discussões acerca da apropriação cultural. Em primeiro lugar, é importante entender o que é cultura, a fim de analisarmos a sua relação com todos os indivíduos. No Brasil, um país tão populoso, há a presença de inúmeros povos, etnias e grupos sociais que possuem seu próprio conjunto de crenças, tradições e produções artísticas, tendo, portanto, uma cultura específica. Democratizá-la, em nosso país, é, então, valorizar todas as manifestações, não preterindo uma em razão de outra, garantindo que todos os grupos sejam contemplados. Entretanto, na atualidade e, muitas vezes, por influência da mídia, o termo apropriação cultural leva a desavenças frequentemente desnecessárias entre os integrantes de tais culturas. Nesse sentido, um país que deveria ser símbolo de variedade, de mistura de tons e costumes, acaba se resumindo a uma cultura monocromática. Sabe-se que é importante garantir o acesso à leitura, ao teatro e ao cinema para que os brasileiros aprendam a distinguir quando ocorre uma ofensa ou não. No entanto, é preciso, em primeiro lugar, que a população perceba a importância desses itens para a formação de um indivíduo. Possibilitar essa aproximação – o que tem sido pouco feito – sem criar essa consciência no povo brasileiro não é resolver, mas mascarar o problema da apropriação cultural. Fica evidente, portanto, que nenhuma cultura é superior a outra e é papel do Estado garantir a liberdade de escolha como forma indispensável no regime democrático, preservando os direitos fundamentais dos cidadãos. Por sua vez, as escolas devem ampliar a discussão sobre a tolerância às diferenças, promovendo debates e palestras que tratem da pluralidade cultural existente em nosso país. Dessa maneira, inspirados pelos ideais de liberdade e igualdade propagados pela geração condoreira do movimento romântico, honraremos o nosso título de povo miscigenado.