Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A proibição do Uber no Brasil: há espaço para todos?

Redação enviada em 02/06/2016

Com a precariedade do transporte publico brasileiro, outros meios de locomoção surgiram ao longo de tempo. Táxis convencionais, o meio particular mais antigo e por muito tempo o mais utilizado, moto táxi e atualmente o Uber, um aplicativo que possui convenio com caros e motoristas particulares, esta nova opção vem ganhando cada vez mais visibilidade entre as pessoas e por diversas vezes substituem o táxi, modo tradicional e monótono de se transportar. No segundo semestre do ano de 2015 diversas manifestações contra o Uber foram feitas pelos taxistas. Os protestos foram feitos pois segundo os manifestantes esta novidade percorre pela cidade de forma ilegal, já que não possuem permissão para circular, não pagam impostos, assim como não passam pela fiscalização, diferente do táxi que por ser obrigado a pagar sua contribuição para o Governo, aumenta consequentemente o valor da viagem. Contudo os passageiros mesmo cientes de toda a desigualdade entre táxi e Uber ainda preferem a inovação. É frequente nos relatos dos usuários do Uber elogios aos motoristas e ao conforto que é proporcionado. Neste modo de transporte é possível saber pelo aplicativos, quantos minutos o motorista ira levar do lugar em que ele se encontra até a pessoa que o solicitou, assim como é possível ver a foto do motorista e a placa do carro, estrategias que garantem maior segurança ao cliente. É oferecido também, a simpatia de seus motoristas, conversar agradáveis, aguá, balas e bolachas, coisas que são oferecidas no táxi. Fica claro,portanto, que o Uber é a preferencia da maioria das pessoas. Embora não possua uma fiscalização, ele trás consigo conforto, segurança e um menor custo para seus utilizadores. É comum que esta situação aconteça no mercado consumidor, aparecem todos os dias serviços diferenciados que possuem maior tecnologia e ganham a preferencia das pessoas. Os taxistas devem então, buscar inovações e treinamentos para melhor atender seus clientes, para que possam voltar a fazer parte do dia a dia dos brasileiros.