Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A proibição do Uber no Brasil: há espaço para todos?

Redação enviada em 31/05/2016

Em uma perspectiva capitalista, a sofisticação de um produto ou serviço está relacionada diretamente à sua concorrência, pois o público há de optar, logicamente, pelo melhor produto ou serviço. A própria evolução do fordismo para o volvismo implantado no final do século XX demonstra que o serviço necessita evoluir, variar, a fim de alcançar um maior número de consumidores. Justamente por oferecer um serviço mais moderno, confortável e confiável, que o aplicativo de celular Uber está trazendo prejuízo e desconforto aos taxistas. A concorrência força a implantação de novidades favoráveis ao consumidor, e infelizmente o serviço de taxi no Brasil sofre por não oferecer nada de novo ao seu público. Os antigos usuários dos taxis migram cada vez mais para o Uber, apenas pelos taxistas não oferecerem um serviço melhor ou pelo menos compatível a concorrência, e graças a tal concorrência que tais serviços de transporte enfim estão evoluindo no Brasil. Em várias cidades em que o Uber vigora, taxistas, como meio de resposta, ameaçam, agridem e destroem veículos dos motoristas cadastrados no Uber, sinalizando que não conseguem oferecer um serviço equivalente ao do concorrente. Ao olhar para a história, percebe-se que diversas tecnologias usuais hoje foi fruto de uma concorrência árdua entre os E.U.A. e a antiga URSS, durante a Guerra Fria. Os taxistas ainda não perceberam que o surgimento do Uber poderá sim ser saudável, por os obrigarem a evoluir. Portanto, é notável que os serviços de taxi devam aprimorar-se, não destruindo veículos da concorrência, obrigando aos usuários do Uber a usarem taxi, mas oferecendo um melhor serviço. Uma concorrência não deve ser combatida com violência, há de se estudar meios saudáveis de trazer os antigos clientes dos taxistas de volta. Como pelo desenvolvimento de um igual aplicativo destinados apenas aos taxistas, oferecendo vantagens a novos usuários, descontos aos passageiros em grupo ou ao indicar amigos, em que seja possível o pagamento da viagem através do celular, e o mais importante: que possa ser avaliado as vantagens oferecidas por motoristas, tanto dos taxis, quanto do Uber, medindo qual vantagem será mais agradável ao consumidor.