Título da Redação: O erro da proibição do Uber no Brasil

Proposta: A proibição do Uber no Brasil: há espaço para todos?

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Uma boa nação é aquela que promove a maior diversidade de meios de transporte para os seus cidadãos; nesse sentido, a inserção do aplicativo Uber no mercado nacional deve ser vista como uma boa nova para todos. Entretanto, diversas polêmicas foram criadas desde o início das atividades do Uber no Brasil sendo a principal delas a proibição do aplicativo em diversas localidades ferindo não somente as ideias básicas de livre mercado quanto dificultando a inserção de pessoas no mercado de trabalho.
A inserção do Uber no mercado nacional deveria servir como exemplo nas aulas sobre mercado livre nas universidades de economia do Brasil. É fácil perceber que sempre quando o cidadão se ver frente a duas opções de compra ele sempre escolherá aquela que o traz mais vantagens, nesse caso o Uber no lugar do táxi. A beleza do livre mercado é que nele não há espaço para todos, mas sim, para aqueles que oferecem serviços de qualidade por um preço justo. Sabendo disso, é notório que os taxistas só poderiam sobreviver de duas formas se reinventando ou protestando contra a legalidade do Uber. Dentre estas preferiram continuar com seus serviços medíocres e bloquear o Uber em diversas cidades do país.
Além disso, a escolha para a proibição do Uber não se reflete apenas nos princípios do mercado livre, mas também mata uma das forças que poderia ajudar o Brasil a sair da sua atual crise econômica. A proibição do Uber elimina a oportunidade que diversos brasileiros tinham de conseguir uma renda extra para sustentar suas famílias. Além disso, obriga as pessoas, já com baixo poder aquisitivo a utilizar um meio de transporte mais caro para se locomover dentro das cidades. Matando assim diversas vagas de emprego que poderiam surgir de forma democrática por todo o Brasil.
Fica evidente, portanto, que não existe lugar para todos no mercado, entretanto seria preferível deixar que o próprio mercado decidisse qual empresa deve ou não sobreviver. Sendo assim, é necessário que o governo, nesse caso, deixe de intervir e permita que a própria população decida qual serviço quer usar pois assim serviços cada vez melhores apareceram.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018