Tema de redação
A proibição do Uber no Brasil: há espaço para todos?

Textos motivadores

Texto 1

Uber X Táxi – O lado obscuro da zona de conforto

Ao que parece, os taxistas não estão preocupados com a regulamentação dos motoristas que utilizam o aplicativo”Uber” para trabalhar, e sim, com a clientela que vai diminuir drasticamente caso o aplicativo caia no gosto da maioria.

Normalmente, o transporte público das grandes metrópoles é caótico e a qualidade do serviço prestado deixa a desejar, o que beneficia a utilização do táxi, que sempre foi uma excelente opção quando o assunto é transporte. No entanto, e não raras vezes, muitas pessoas reclamam dos serviços prestados pelos taxistas.

Não vale dizer que agora se critica os taxistas para apoiar os usuários do aplicativo, nada disso. O que aconteceu com a chegada do “Uber” foi que alguns usuários de Táxi enxergaram que o serviço prestado pode ser muito melhor que o oferecido atualmente e por um preço acessível.

A solução sempre nascerá a partir do diálogo, nunca da guerra, e assim como ocorreu em alguns lugares do mundo, a adaptação será absolutamente necessária.

O mercado é assim. A existência de um produto não impede o nascimento de outro, mas a sua inferior qualidade pode levá-lo ao desaparecimento.

Os taxistas podem concorrer de igual com os motoristas do aplicativo, basta se adaptar e absolverem uma pitada de bom atendimento.

Muitas pessoas relataram nas redes sociais suas experiências com o atendimento dos motoristas do aplicativo. Cordialidade, simpatia, presteza, água a disposição, chocolate, bala, além de conforto em razão do excelente estado de conservação dos veículos, ar condicionado ligado em uma temperatura adequada, nada de conversas indesejáveis e ainda o fato de não ter que se preocupar em ter dinheiro no momento da corrida, já que esta vem debitada no cartão de crédito.

Os taxistas podem e devem se adaptar para se manter vivo em um mercado cada vez mais exigente. Isso é possível.

Fonte: https://welingtonarruda.jusbrasil.com.br/artigos/218109512/uber-x-taxi-o-lado-obscuro-da-zona-de-conforto

Texto 2

Entenda a polêmica do aplicativo Uber

Leia nossas perguntas e respostas e compreenda o que é o Uber e por que ele vem causando polêmica

Taxistas de várias cidades brasileiras estão protestando contra esse tal de Uber. O que é isso?

O Uber é um aplicativo de celular que conecta uma pessoa a um motorista particular. Digamos que você precisa ir até o trabalho, por exemplo. Pede um carro do mesmo jeito que faria com um aplicativo de táxi.

É um aplicativo para pedir táxi?

Não. Funciona de um jeito um pouco diferente. Os carros do Uber são pretos, geralmente de luxo, e há vários itens de conforto para os passageiros, como bebidas e balas. Os motoristas usam roupas sociais e abrem a porta para a pessoa entrar. Como os táxis, esse serviço cobra bandeira, quilometragem e taxa por minuto parado. Mas há uma diferença importante: quando há muita demanda por carros em uma determinada região, o preço da corrida aumenta. Se muitas pessoas começam a querer usar o Uber em um determinado bairro, por exemplo, faz crescer o preço para que haja um equilíbrio no número de carros (na prática, isso desencoraja as pessoas a usar o aplicativo). Quando o número de pedidos volta ao normal, o preço da corrida diminui novamente.

Os carros do Uber são táxis?

Não. São motoristas particulares que atendem a quem tem conta nesse aplicativo.

Qualquer um pode ser motorista do Uber? Posso baixar o aplicativo e começar a cobrar para dirigir as pessoas por aí?

 Segundo a empresa, não. Para conseguir se tornar um prestador de serviços, é preciso se inscrever no site, passar por uma checagem de antecedentes criminais, possuir carteira de habilitação que permita trabalhar como motorista profissional, ser dono do próprio carro e atender a vários outros critérios para conseguir trabalhar pelo aplicativo.

Por que os taxistas estão irritados?

Porque, para eles, trata-se de uma concorrência desleal. Para operar um táxi, o motorista precisa conseguir alvará, licença especial emitida pelas prefeituras das cidades. Conseguir uma permissão dessas envolve boa dose de burocracia e investimento. Na maioria das capitais brasileiras, a prefeitura parou de emitir alvarás e quem quiser ser taxista tem de comprar ou alugar de alguém que tenha esse documento.

Como resolver esse impasse?

Não há resposta única ou simples. Mas uma possibilidade é o poder público, em vez de proibir, empenhar-se em regularizar o serviço do Uber, obrigando os motoristas e as empresas a seguir determinadas regras, semelhantes às que os taxistas já estão submetidos. E tais regras seriam válidas para qualquer outra empresa que desejasse prestar o mesmo serviço.

Fonte: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/entenda-a-polemica-do-aplicativo-uber-9680.html

Texto 3

 

Image result for charge polemica entre taxistas e uber

Redações de exemplo sobre o tema A proibição do Uber no Brasil: há espaço para todos?

Leia as redações já enviadas para este tema.

Os avanços tecnológicos sobre o trânsito.

Com o processo de industrialização e a expansão do capitalismo mundial, surge um fenômeno conhecido como expansão de...

Leia a redação completa

Táxi ou Uber: Qual a melhor opção?

Em nosso país existe grande concorrência na maioria dos produtos que estão no mercado, seja eles alimentícios, higien...

Leia a redação completa

A parceria entre a tecnologia e o meio de transporte

Do século XX para o século XXI houve um aumento em relação ao uso da tecnologia em nosso cotidiano, causando nos úl...

Leia a redação completa

O erro da proibição do Uber no Brasil

Uma boa nação é aquela que promove a maior diversidade de meios de transporte para os seus cidadãos; nesse sentido,...

Leia a redação completa

Uber, uma nova oportunidade.

Em meio à tecnologia que muito cresce no mundo em que se vive muitos são favorecidos, outros desfavorecidos e irritad...

Leia a redação completa

Vapor Barato

Vapor barato Entende-se que , o aplicativo Uber trata-se de algo revolucionário e que vem causando gra...

Leia a redação completa

Uber, uma oportunidade de futuro

A uber é um aplicativo criado para fins positivos visando ajudar as pessoas a se locomoverem com mais facilidade e co...

Leia a redação completa

Redação sem título.

A sociedade brasileira ultimamente tem sofrido com o retorno de doenças que eram consideradas já erradicadas no país....

Leia a redação completa