Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A precarização do patrimônio histórico brasileiro e suas implicações

Redação enviada em 01/11/2018

Ao analisar a precarização do patrimônio histórico brasileiro, percebe-se que o desdenho do poder publico com a sua cultura nacional fomentam ainda mais os problemas sociais , visto que os cidadãos não reconhecem sua história e portanto não se sentem pertencentes a essa pátria .Além do precário incentivo cultural a educação brasileira tem dificuldades em formar cidadãos que anseiem e reconheçam a importância dos nossos vários patrimônios Tupiniquins, dessa forma o acesso a cultura é restrito e a construção de cidadania é inviabilizada e desigual. Tendo em vista que um Brasil sem passado é um país sem futuro , torna-se imprescindível a ação imediata do poder público com projetos público privados que viabilizem o acesso a cultura e a história do Brasil. Recentemente , em setembro de 2018, os brasileiros tiveram um marco histórico triste fomentado pelo descaso, após um curto circuito o Museu Nacional ,localizado no Rio de Janeiro , teve seu acervo transformado em cinzas . O museu dependia majoritariamente da verba federal que por motivos de crise financeira não repassava a quantia necessária para a manutenção do patrimônio, torna-se então, notável o descaso do poder público com sua história. Tendo em vista que "saber é poder " ,Francis Bacon, e a cultura tem o poder de realizar mudanças sólidas que perpetuem um prospero futuro , o Brasil é um país pobre enfraquecido pelo desdenho e falido por sua corrupção. Assim como Bourdieu retrata a segregação social como uma consequência do capitalismo em forma de capital cultural ou financeiro , o povo Tupiniquim é exemplo da situação estudada pelo sociólogo uma vez que , o acesso a educação de qualidade é restrito e condicionado pelo capital assim poucos tem acesso a educação e cultura e muitos são marginalizados e segregados por suas condições financeiras. O ensino público que deveria igualar o acesso e reconhecimento do patrimônio , sofre com diversos empecilhos ,como falta de assistência do poder público, dessa forma o ensino é precário e deturpado. Por fim , torna-se incontrovertível a participação do poder público na valorização de seu patrimônio .Visto que é inviável somente o estado arcar com toda a despesa de todos os patrimônios, acervos, museus nacionais , o Poder Legislativo deve liberar leis que viabilizem além de possíveis doações feitas por instituições , a participação de Organizações Sociais na manutenção da cultura nacional. Tendo em vista o poder transformador da história o Poder Legislativo em consonância com o Ministério da Educação e Cultura deve elaborar um conjunto de leis que obriguem instituições educacionais a realizarem visitas mensais em museus , acervos , patrimônios . Dessa maneira, o Brasil desfrutaria de sua cidadania e do podes transformador de sua história te riamos então um futuro melhor.