Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A precarização do patrimônio histórico brasileiro e suas implicações

Redação enviada em 23/09/2018

Segundo Isaac Newton, físico inglês, toda ação causada gera em contrapartida uma reação. Exemplifica-se isso com a precarização do patrimônio histórico brasileiro e suas implicações, que ao passar dos anos foi vítima de negligência estatal e vandalismo por parte dos cidadãos que deveriam admirá-lo e protegê-lo. Sendo assim, medidas relacionadas a esse importantíssimo dilemas são necessárias. Em primeiro plano, um fator determinante à degradação do patrimônio brasileiro foi um descaso que iniciou-se há bastante tempo quando se fala de cultura. Prova disso são os inúmeros casos de bens culturais que são e foram perdidos em vários períodos no Brasil, comprava-se isso com : o incêndio que atingiu ao Museu da Língua Portuguesa, localizado em São Paulo, no ano de 2015, outro exemplo que aconteceu há mais tempo foi o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, também vítima de um incêndio. Portanto, torna-se evidente a falta de cuidados por parte dos governantes sejam eles os atuais ou os que passaram e nada fizeram pela preservação artística brasileira. Em segundo plano, outro fator determinante para a destruição da cultura é a participação de forma degradante dos brasileiros, participação essa que vem através do vandalismo. Essa destruição pode ser notada em qualquer lugar, seja em pichações de locais público, destruição de monumentos e em vários outros casos do cotidiano. Dessa maneira, o problema relacionado ao patrimônio público brasileiro não se mostra algo vindo de apenas um lado, mas é um trabalho em conjunto para destrui-lo. Em suma, a manutenção do patrimônio cultural é algo essencial à sociedade, pois como disse Joan Miró, pintor e escultor espanhol: "Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente. Cabe ao Governo Federal criar medidas, como por exemplo, destinação de um percentual fixo do PIB, Produto Interno Bruto, para que seja investido na criação e conservação da arte; e também incumbe-se ao Ministério da Educação juntamente com as escolas criar projetos que visem levar os estudantes desde novos à museus e exposições com o intuito de conscientizá-los da importância que há no patrimônio público. Dessa forma, diminuirá a precarização do patrimônio histórico brasileiro e suas implicações.