Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A precarização do patrimônio histórico brasileiro e suas implicações

Redação enviada em 19/09/2018

“ Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação”. Trecho da música “Que país é esse “ de Legião Urbana é bem empregado para refletir a indignação em relação ao descaso à Constituição brasileira que garante o direito à educação e à cultura, no entanto essas conquistas estão sendo degradadas diariamente por descuido da população e dos políticos, assim, a preservação cultural e o futuro da educação estarão prejudicados. É notória a importância de um acervo cultural e histórico e uma sociedade, como um museu, biblioteca, memorial, prédios e artes para contribuir no aprendizado da população, na construção cultural e em pesquisas científicas e históricas. Porém, como afirma a socióloga Marilena Chauí: “O ser humano é um ser cultural” e por isso as pessoas estão acostumadas a valorizar e reproduzir aquilo que perpetuado pela sociedade. Dessa forma, os políticos não oferecem propostas de manutenção do patrimônio histórico nem a população cobra a aplicação dos seus direitos. Nesse viés, percebe-se que, gradativamente, o patrimônio histórico brasileiro vai se degradando e junto indo embora memórias e artes de costumes de povos que construíram a cultura brasileira. Exemplo disso está no incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, riquíssimo de pesquisas científicas, peças que não serão recuperadas e artes que deveriam ser preservadas para as gerações presentes e futuras. Ademais, monumentos históricos em ruas, praças e prédios históricos também sofrem vandalismos com pichações, deterioração e invasões por algumas pessoas. É necessário, portanto, preservar o patrimônio histórico do Brasil e, desse modo, a demonstração de respeito e credibilidade no futuro do país. Para isso, o Governo Federal deve disponibilizar verbas de impostos para os Ministros da Educação e da Cultura para cuidarem do espaço físico de bibliotecas e museus e promoverem oficinas nas escolas a fim de que as crianças aprendam a importância do acervo cultural na construção e educação da sociedade. Outrossim, a mídia deve fazer propagandas com atores para incentivar a população em cuidar do patrimônio do país.