Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A Persistência do racismo na sociedade brasileira contemporânea

Redação enviada há mais de 1 ano por usuário anônimo.


**Tema: Caminhos para combater o racismo no Brasil (enem 2016)
No livro "minha vida de menina"; diário de Helena morley (pseudônimo), escrito entre 1893-1895, a autora mostra a forma a qual os negros eram tratados. Helena fica extremamente contente quando um de seus tios, após saber que um ex-escravo havia recebido uma bofetada, apoia a ação porque, segundo ele, - dessa forma, eles continuariam "respeitando" os brancos, tal como ocorria durante a escravidão. Hodiernamente, isso assemelha-se à luta cotidiana dos negros e ameríndios brasileiros, os quais buscam transpor as barreiras as quais os afastam do direito à igualdade. Nesse contexto, fica evidente que o combate ao racismo é um desafio no Brasil, o qual ocorre, infelizmente, devido à negligência governamental em consonância com o preconceito da sociedade.
A constituição cidadã de 1988 garante os mesmos direitos e deveres entre os cidadãos brasileiros, independente da raça do indivíduo. Contudo, nota-se uma inobservância estatal no que se refere à aplicação dessas leis, uma vez que, por exemplo, a grande maioria dos estudantes universitários, bem como dos servidores públicos são brancos. Logo, observa-se que os direitos desses grupos permanecem no papel.
Além disso, está presente na sociedade o estereótipo de que tido bandido é negro. Esse preconceito e a discriminação - consequentemente - são reflexos da valorização de valores pela consciência coletiva. Entretanto, segundo o pensador e ativista françês Michel Foucault, é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos criados em outros momentos históricos. Assim, torna-se necessária uma mudança nos valores da sociedade.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura criar um projeto para ser realizado nas escolas, o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas sobre a importância do respeito às diferenças raciais, a fim de que a comunidade escolar w a sociedade no geral - por conseguinte - conscientizem-se.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018