Título da Redação: Meios de se combater o racismo

Proposta: A Persistência do racismo na sociedade brasileira contemporânea

Redação enviada há mais de 1 ano por usuário anônimo.


O racismo perdura ainda nos dias atuais, tendo como sua raiz a escravidão brasileira. O convívio e a igualdade entre as raças brancas e negras é um desafio a ser instinto, entretanto a meios de se combater. Com isso, foi criada a Lei 7.716 que define o racismo como um crime, e sua consequência varia de dois à cinco anos.
O Governo criou outras medidas para inserir a população negra na sociedade, tais como as cotas, para se ingressar em uma universidade, mas essa ação não foi totalmente eficaz. Por esse motivo aumentou a descriminalização contra eles, pois essa benfeitoria foi criada para amenizar os prejuízos causados na escravidão, todavia subentende a ideia que os negros não são capazes a serem sucedidos financeiramente e academicamente. Ademais, deveria - se criar meios de incluir de maneira correta, sem preconceito.
Também podemos ressaltar que o racismo acontece, pela má distribuição de renda e pela falta de investimento escolar, nas instituições publicas, pois a maioria da população negra não tem condições para se pertencer a uma classe superior, visando que são marginalizados pela população branca. Na frase " Há pessoas que choram por saber que as rosas tem espinhos e há pessoas que sorriem por saber que os espinhos tem rosas" escrita por Machado de Assis, diz nesse contexto que tem pessoas que são racistas pela diferença e outras que tem orgulho por serem diferentes e não permitem isso afetar o convívio entre eles. Sendo assim, o problema para se acabar com o racismo está na politica e na sociedade.
Diante de toda problemática a se combater essa discriminalidade, o Governo deve investir em escolas publicas, no material acadêmico usado e no espaço físico, pois assim todas as crianças de baixa renda como os negros, posam se destacar posteriormente e também a mídia, sendo intensificada o convívio entre ambas as raças, fazendo com que mais pessoas vejam isso como algo normal a se conviver e a desigualdade diminuir.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018