Título da Redação: Vivendo de Aparências

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 2 anos por Andersson


“Ninguém é uma ilha”. A frase do poeta inglês John Donne(séc. XXVI) parece descaracterizar ou ir na contramão da atual sociedade consumista e da ostentação, na qual jovens e adultos esbanjam uma real ou aparente riqueza e ignoram as diferenças sociais em território nacional. Nessa conjuntura, a ostentação como forma equivocada de ascensão social e o consumir para ser aceito pelo grupo se tornam as duas principais faces da sociedade brasileira contemporânea.
Potencializada pela chegada das redes sociais, a ostentação buscando uma falsa mobilidade entre classes promove a sociedade do exibicionismo. Prova disso são os expressivos números de jovens que, mesmo sendo de periferias e comunidades carentes, possuem smartphones que ultrapassam a casa dos 1000 reais, contudo desconhecem, na maioria das vezes, uma alimentação balanceada ou um conforto domiciliar. Essa situação revela uma negação da própria realidade e a ausência de uma orientação financeira.
Por meio de acessórios e utensílios supérfluos, os jovens estão desencadeando assim uma vida sem conforto, mas de aparências. Tal situação fica clara ao saber que, dos jovens pobres que estudam na USP, 97% dos entrevistados afirmaram que gastariam 500 reais com roupas de grife. Tal contexto evidencia uma juventude que o ter se sobressai ao ser.
Mediante os fatos fica clara a necessidade de atuação das famílias e do Ministério da Educação. A priori, é fundamental que os pais tenham um constante diálogo com os próprios filhos acerca da realidade social da família, afim de promover nesses uma real ascensão social através dos estudos e busca profissional e não de aparência. Além disso, é exigido que o MEC introduza cursos que capacitem os professores de darem aulas de educação financeira nas primeiras séries escolares, no intuito de formar adultos conscientes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás