Título da Redação: Ter ou não ter: eis a questão

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 3 anos por Igor Oliveira


Ter ou não ter: eis a questão
Desde o fim da Guerra Fria o capitalismo só vem ganhando força, fazendo com que a sociedade se torne cada vez mais consumista. Recentemente, no Brasil, surgiu uma ilusão chamada ostentação, tendência que valoriza apenas a matéria, deixando de lado o mais importante: o espiritual.
Em um primeiro plano, é preciso entender o que leva as pessoas a seguirem essa nova tendência. Para muitas pessoas, a sociedade é dividida em quem tem e quem não tem. O indivíduo que não está no primeiro grupo é, praticamente, proibido de entrar em alguns locais, ou é mal visto pelos grupos da ostentação.
Outro fator é a influência da mídia. Programas, comerciais, jornais, entre outros, estimulam, direta ou indiretamente, o consumismo e a ideia de que a ostentação leva à fama. Assim, grande parte da população absorve essas informações e põe em prática a fim de alcançar tal nível.
Fica evidente, portanto, que os jovens do século XXI estão vivendo uma verdadeira fase consumista, que busca, na maioria das vezes, esquecer o que é verdadeiramente relevante: o intelecto. A mídia, como grande influenciadora de opiniões, deve promover campanhas através de novelas. É dever da escola e da família orientar e mostrar os males que o consumismo e a ostentação traem. Só assim, informando e educando as mais diversas gerações, conseguiremos controlar a ostentação e o consumismo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás