Título da Redação: Sobre Marx, o Neoliberalismo e Descartes.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gustavo Jacovelli


"O melhor que o mundo tem a oferecer", definem-se as propagandas de cartão de crédito. Como brinde, a felicidade, o amor e a amizade, valores imateriais e intrínsecos à essência humana, são esquecidos e sobrepostos pelo consumo exacerbado - o verdadeiro ditame do modo de vida capitalista,
Marx, no século XIX, analisando um então recente capitalismo de massas, atentou para suas consequências sobre a sociedade. Esta, postulou, regida por uma ideologia dominante, teria seus valores cada vez mais sobrepostos por um consumo exagerado e alienador.
Suas previsões potencializaram-se e a situação atual, nota-se, resulta de um processo difundido em meados do século XX - a Globalização - continuado, mais recentemente, com o Neoliberalismo. Tais fatores, à medida que se propagava a indústria cultural de massas e a valorização do consumo individualista, trouxeram duas consequências principais: do lado econômico, a descentralização dos polos e a ascensão das economias emergentes; no campo social, um estilo de vida em que tudo, aparentemente, vira mercadoria, e a ascensão social pautada no crédito torna-se o objetivo de vida comum.
A sociedade despreocupada com valores humanizadores e conscientizadores, inevitavelmente, levou ao esquecimento de suas mais inerentes e imateriais virtudes. "Tenho; logo, existo", diria Descartes, fundador do Racionalismo, se vivesse no mundo moderno - o qual, na esfera educacional e filosófica, de certo, definiria como irracional.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás