Título da Redação: Ser ou parecer?

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Kelven Cutrim


A construção da própria imagem e a influência da percepção dos outros com relação a esta, leva os indivíduos a ter diferentes comportamentos, alguns até prejudiciais e outros que, via de regra, são legítimos. Relacionada a isso está a honra, a mesma é resguardada até pelo Código Civil brasileiro. Quem a lesionar pode ser obrigado a indenizar aquele cuja honra tiver ofendido.

Pois bem, o ser humano trabalha na construção de sua honra perante os outros. Nem que para isso tenha que agir dissimuladamente. Veja-se a esse respeito os dizeres do filósofo Maquiável, que em seus escritos, destinados à instruir os líderes no que diz respeito à forma de conduzir seu liderados, demonstra que a imagem que o Rei deve passar a seus súditos deve ser adequada ao contexto. Deve prevalecer a mais conveniente. Quer dizer, em certos momentos- traços de bondade- em outros, de maldade. Gerando amor ou temor em diferentes situações. Nesse ínterim o que interessa mais não é o ser, é o parecer. . Verificando o contexto atual, observa-se comportamento parecido nas redes sociais. No intento de construir uma nova imagem no campo virtual, as pessoas selecionam o que de melhor ocorre no seu dia, para, por meio de fotos, divulgar posteriormente. As "selfies" são publicações constantes. O individuo nela representado, quase sempre, está sorrindo, mesmo que na situação real não seja conveniente ou haja motivo para tal. Estar realmente feliz não é o que interessa, parecer, por outro lado, sim.
Essa vinculação entre o ser e o parecer leva indivíduos a terem comportamentos prejudiciais a si e aos outros. O que dizer dos jovens que na busca pelo corpo perfeito adotam dietas sem nutrientes, fazem uso de anabolizantes, mesmo que tudo isso lhes custe a saúde? Sem falar naqueles que, no intento de seguir a moda, enveredam na criminalidade para poder ter bens de consumo?
É necessário que a cada dia a honra seja respeitada, que os comportamentos que a lesionam sejam devidamente punidos. Mas não é só isso. Deve-se promover a sensibilização da sociedade. Afirmando que a saúde deve sempre ser priorizada, a despeito da imagem que os outros tiverem do corpo de cada um. Divulgar os efeitos nocivos do uso de anabolizantes, das dietas desequilibradas que muitos jovens aderem a fim de ter uma imagem mais apreciável nos meios sociais, também é uma ação interessante. É necessário que se saiba onde consta o limite entre a importância do ser e do parecer. Que a busca pelo interesse particular não venha ser tão grande a ponto de atentar contra a integridade física do outro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás