Título da Redação: Riqueza externa

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Yasmin Dias Lima


Com a ascensão da classe média brasileira, grande parte da população estão tendo condições de adquirir um novo padrão de vida. Alguns resgatam sonhos antigos e aproveitam o momento para comprar um imóvel, fazer novos investimentos e por vezes iniciar algo benéfico para seu currículo, como um curso superior, por exemplo.
No entanto, jovens não parecem concordar com o gasto em prol dos exemplos citados acima. Pelo contrário, a aquisição de roupas e artigos de luxo acabam por ficar em primeiro lugar, fazendo com que a moda da riqueza externa aumente os índices de criminalidade para garantir condições de elevado padrão.
Assim, quem se torna o culpado por desenfrear o consumo de produtos tão passageiros? A superexploração possibilitada pelo uso de redes sociais, os anúncios publicitários que ordenam ''compre, faça, adquira'' e as facilidades de crédito criam a falsa ilusão de uma compra de estilo de vida.
Os jovens, principalmente, passam a enxergar no chamado funk ostentação a oportunidade que agora podem ter para ostentar carros, roupas, viagens, bebidas, entre outros. O desejo de aquisição provém da sensação de autoestima provocada ao exibir o produto, logo, sua compra demonstra um momento em que o jovem é respeitado.
No entanto, esse padrão de compras não deve ser quebrado ou proibido. Porém, mais importante do que exemplificar o quão interessante é assumir um novo estilo de vida, é mostrar que existe um caminho certo e de responsabilidade para alcançar determinado patamar. Famílias e escolas devem atentar-se para informar aos jovens que a compra deve ter um sentido, afastando-se da simples vontade. Orientações em escolas, promovidas por psicólogos são necessárias no âmbito em que futuros consumidores possam pensar se a compra é de necessidade deles ou para mostrar ao outro, assim como proceder na forma de pagamento, não permitindo que a economia se distancie de tais questões.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás