Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Analisando o Tratado de Panos e Vinhos entre Portugal e Inglaterra no século XVIII, onde os portugueses endividaram-se devido ao consumismo dos produtos ingleses manufaturados, nota-se que adquirir itens de luxo de forma exacerbada e prejudicativa não é um problema exclusivo contemporâneo. No entanto, tem crescido consideravelmente nos últimos tempos, tornando necessárias mudanças para resolução do problema.
Dados estatísticos revelam que 36% dos consumidores, adquirem produtos que estão além do seu poder aquisitivo. Ademais, diversos jovens acabam cometendo delitos a fim de suprir supostas necessidades por roupas e objetos caros que acabarão por se tornar status, o que revela a corrupção dos valores, onde “ter” é mais valorizado do que “ser”.
Contudo, o Brasil caminha lentamente para solucionar a questão. Desde a Revolução Industrial, empresas são intencionadas a lucrar, o que se intensificou nos dias atuais, procurando, através de propagandas, persuadir o consumidor. Além disso, figuras do “mundo ostentação” e suas composições musicais fazem os jovens procurar a luxúria pregada sem, no entanto, investir em ações que tornem o luxo acessível.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como disse o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Sendo assim, o Ministério da Educação deve instituir em escolas palestras ministradas por psicólogos e professores que reafirmem a importância do consumo consciente. Além disso, o Ministério da Cultura deve incentivar composições musicais que clarifiquem o quanto o “ser” é mais importante do que o “ter”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás