Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 2 anos por Ana M


No século XVIII, Karl Marx escreveu sobre o fetichismo de mercadoria, uma crítica ao consumismo, baseado na ideia que deixamos de ter conforto físico, muitas vezes para termos o conforto social através das mercadorias. Com a globalização e o capitalismo, atualmente, continuamos a sofrer influências que sobrepõem o ter em relação ao ser. As pessoas abrem mão de saúde, conforto e segurança e até se prejudicam para ostentar roupas de marcas e produtos dos quais não precisam, de forma que isso se torna um problema.
O fetichismo de mercadoria prega ideia de que a sociedade atribui certo tipo de “poder” a um objeito, de modo que ao adquiri-lo, problemas seriam solucionados. Por exemplo, dentro de populações de baixa renda, nos deparamos com pessoas que não possuem saneamento básico, plano de saúde ou uma casa segura, em contra parida, possuem Iphone e roupas de marca, esbanjando falso luxo como modo de se sentirem aceitos e alcançarem conforto social.
Dentro da internet, redes sociais como o Facebook e o Instagram estão cheias de fotos e publicações de ostentação. O ter ultrapassou o ser. É melhor manter uma boa reputação a possuir um bom caráter. Os valores no século XXI se inverteram e passamos a abrir mão muitas vezes da qualidade de vida para esnobar nas mídias. Mesmo com crédito negativo no banco ou desempregados, o consumismo continua entre as classes, afetando inclusive, a economia do país.
É necessário que os valores da sociedade atual sejam restabelecidos através da educação e informação. Os governos de cada estado devem investir em ambos, de modo que a população seja conscientizada e a cultura da ostentação seja sobreposta pelo ser, por possuir saúde, saneamento básico e alimentação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás