Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A ostentação e o consumismo no Brasil ganhou ênfase a partir da Revolução Industrial por conta dos avanços tecnológicos e da melhoria ao acesso a informação. Atualmente, a falta de controle no consumo torna-se mais agravante e tem sido influenciada principalmente pela mídia e por publicidades persuasivas.
Algumas pessoas consomem exageradamente, além do que podem pagar, seja pra satisfazer seus prazeres, bem como para se exibirem diante da sociedade, ostentarem. Confere a isso a exibição de artistas famosos com seus luxuosos bens; de tendências de moda anuais ou de personagens de novelas expondo estilos, cabelos ou roupas desejáveis. Tais fatores excitam os consumidores a comprarem a fim de se adequar aos usos que a mídia expõe.
Outro ponto a ressaltar é a publicidade que também exerce forte influência sobre o consumo exagerado. Verifica-se isso com base em publicações e propagandas acompanhadas de um contexto descritivo de promessas e alusões que persuadem o indivíduo a adquirir o que não era necessário.
Através do que foi observado, podemos concluir que os pais devem conscientizar seus filhos, desde pequenos, a comprarem apenas o acessível, por meio de conselhos e sendo exemplos. Além disso, deve ser estabelecido sobre propagandas um sistema de controle que fiscalize e analise o conteúdo a ser publicado.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018