Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 15/10/2017

A ostentação e o consumismo no Brasil ganhou ênfase a partir da Revolução Industrial por conta dos avanços tecnológicos e da melhoria ao acesso a informação. Atualmente, a falta de controle no consumo torna-se mais agravante e tem sido influenciada principalmente pela mídia e por publicidades persuasivas. Algumas pessoas consomem exageradamente, além do que podem pagar, seja pra satisfazer seus prazeres, bem como para se exibirem diante da sociedade, ostentarem. Confere a isso a exibição de artistas famosos com seus luxuosos bens; de tendências de moda anuais ou de personagens de novelas expondo estilos, cabelos ou roupas desejáveis. Tais fatores excitam os consumidores a comprarem a fim de se adequar aos usos que a mídia expõe. Outro ponto a ressaltar é a publicidade que também exerce forte influência sobre o consumo exagerado. Verifica-se isso com base em publicações e propagandas acompanhadas de um contexto descritivo de promessas e alusões que persuadem o indivíduo a adquirir o que não era necessário. Através do que foi observado, podemos concluir que os pais devem conscientizar seus filhos, desde pequenos, a comprarem apenas o acessível, por meio de conselhos e sendo exemplos. Além disso, deve ser estabelecido sobre propagandas um sistema de controle que fiscalize e analise o conteúdo a ser publicado.