Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 2 anos por Guilherme Bezerra


A sociedade atual é diversas vezes associada ao exagerado consumista que realiza, crescente desde as bases do sistema capitalista de produção e que só tende a crescer. Ao nascer, assim, a criança do mundo pós-moderno, já recebe uma educação voltada para o consumismo, com padrões de uma sociedade superficial e alienada que não será reeducada sem uma modificação drástica nos hábitos e conceitos da população e do marketing.
É sabido que o consumo causa uma sensação de bem-estar nas pessoas, fazendo com que se sintam parte da sociedade segregacionista, em que a única condição para participação é o poder aquisitivo e a personalidade que se mescla a grife usada, pois a sociedade líquida, denominação atribuída por Zygmunt Bauman, considere as posses como sinônimo de caráter e analogia às adequadas bases de consumo.
Soma-se a isso, a atitude das propagandas, cada vez mais apelativas em virtude da grande concorrência entre as grandes corporações que visam, prioritariamente, o aumento dos lucros, assegurados por produtos que em um curto espaço de tempo se tornam ultrapassados, o que excita o instinto do consumidor de adquirir sempre mais para sanar o seu desejo de possuir algo diferente de outra pessoa, tornando-se superior, segundo os atuais valores sociais. Vê-se que o problema ocorre devido a educação fortemente ligada aos padrões de consumo e ao marketing que cercam e incitam a população.
Desse modo, é possível observar a necessidade imediata de uma intervenção no sistema educativo e nos setores publicitários. Para tanto, é vital que se estabeleça aulas de educação financeira nas escolas a partir do nível básico, para que desde cedo as crianças aprendam a administrar seu próprio dinheiro, além de projetos midiáticos que busquem gerar uma conscientização econômica na população, tudo isso através de estudo e aconselhamento de contadores e economistas. Assim, o problema será mitigado e a população, embora ainda consumista, irá controlar melhor seus gastos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás