Título da Redação: Prioridades

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 3 anos por Gabriel Rodrigues


O luxo é um conceito atemporal que tem se tornado destaque atualmente, devido a condições econômicas diferenciadas. Esse luxo se traduz em ostentação nesse momento que as classes mais pobres têm maior acesso ao consumo, mas carência no acesso à cultura.
Desde o início da humanidade o conceito de luxo existe. Ele representa o refinamento da necessidades e sempre foi usado para mostrar superioridade, o que tornou os artigos de luxo bastante desejados por toda população.
Esse desejo vem cada vez mais à tona, devido as condições socioeconômicas atuais. Nessas condições, classes de baixa renda têm maior acesso ao consumo, devido à diminuição da desigualdade social, expansão dos shoppings e do crédito, embora haja carência ao acesso à cultura, seja ela artística ou acadêmica, num contexto construído por políticas governamentais.
Nesse contexto, a população, sobretudo a mais pobre, têm a oportunidade de comprar artigos de luxo, e os ostenta, pois o luxo na humanidade sempre esteve ligado a ostentação, como forma de mostrar superioridade mas sobretudo diminuir a insegurança e baixa auto estima.
Porém, o consumismo é frágil. Ou seja, quando a economia começa a desacelerar, o modo de vida materialista deixa de se sustentar, gerando infelicidade na população. É por isso que se deve construir uma sociedade mais caldada na cultura e não no luxo e no materialismo, que geram uma felicidade passageira.
Sendo assim, o luxo e a ostentação estão ligados devido ao fenômeno de diminuírem a insegurança ao demonstrarem superioridade, fenômeno que se elevou com o crescimento da economia do país. Porém, a sociedade calcada no consumismo está fadada à infelicidade. Por isso, o governo deve investir mais em cultura, que além de propagar cidadania, é um valor imaterial inesgotável, em contraposição ao consumismo, que é um prazer esgotável e efêmero.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás