Título da Redação: Pensar mais gastando melhor

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Desde os processos denominados “Revoluções Industriais” e a ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercados em detrimento de valores humanos essenciais. A sociedade atual é considerada bastante consumista tendo em vista que, pensam no modo em que serão vistas e não à necessidade pessoal, outro fator que eleva essa característica são as músicas no estilo funk, onde os jovens cantores tem o objetivo de “ostentar” seus bens.
O consumismo exacerbado que compõe a sociedade esta relacionado ao gasto desnecessário com objetos de altos valores que modificam a aparência exterior do individuo, visando melhorar seu status diante à comunidade. Esse “status” traz tanto impacto às pessoas que a fazem gastar até mesmo o que não podem, comprando acessórios que estão na moda e esquecendo-se do que realmente é importante e necessário, tornando-se aparentemente diferente apenas para ser aceita pelos demais.
O funk é um gênero musical bastante cantado pelos jovens e como os cantores tem em volta da mesma faixa etária, exercem grandes influências sobre seus fãs, motivando-os a gastarem mais e usarem acessórios que eles usam sendo a maioria das vezes de alto custo, todavia, mesmo sem condições financeiras desejam comprá-los visto que, se possuí-lo estaria bem vestido e dentro do padrão social, podendo exibir-se e assim ostentar, além disso, muitos outros começarão a usá-los e se o indivíduo não o possuir tal peça se sentiria excluso à sociedade.
Infelizmente, esse pensamento faz parte de uma grande porção das pessoas que compõem o país, contudo, para redirecionar esses pensamentos de aceitação em meio à comunidade, o governo deve investir em palestras e campanhas para que as pessoas pensem mais nelas e não nas pessoas que as rodeiam, mostrando que cada um é importante e fazem parte da sociedade independente do modo de se vestir e dos acessórios que as acompanham.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018