Título da Redação: Ostentando o Consumo Alienado

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Matheus Henrique


O consumo alienado progrediu, nos últimos tempos, devido a introdução de ideologias capitalistas na cultura nacional. Assim, as indústrias culturais disseminam valores hedônicos nos quais influenciam indivíduos heterônomos a comprarem além da necessidade e, muitas vezes, mais do que a própria capacidade financeira. Ademais, a aceitação da sociedade atual depende da posse de bens do sujeito.
De modo geral, ser cidadão é, na mentalidade dos contemporâneos, possuir alto poder aquisitivo. Levando em consideração que a classe dominante é detentora de vantagens sociais (melhor qualidade de vida, saúde, educação, etc.), percebe-se a desigualdade de direitos, fazendo, nesse sentido, da imagem do "burguês capitalista" um estereótipo utópico para os menos favorecidos. Entretanto, apesar de não apresentarem capital suficiente, estes expressam o sonho de elevação da classe social por meio da ostentação.
Somado a isso, a indústria cultural está promovendo músicas hedônicas, fazendo apologias a objetos de luxo. Por esse motivo, mesmo em crise financeira, os brasileiros continuam a comprar produtos importados, agravando a situação econômica do país. Dessa maneira, grande contingente de ostentadores não são, na realidade, o que demonstram visualmente.
Portanto, os cidadãos autônomos são aqueles cujo caráter está em um consumo consciente. Doravante, o governo federal deve aumentar a tarifa alfandegária durante as crises econômicas para impedir o excesso de compras, evitando, desse modo, dívidas externas. Além disso, organizações não governamentais, por meio de palestras e teatros, podem conscientizar a população acerca dos valores contemporâneos, resgatando o real conceito de cidadão. Feito isso, a sociedade ostentará uma iminente igualdade social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás