Título da Redação: Ostentando alienação

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por David Moreira


Carros de luxo, bolsas de grife, cordões de ouro, essas são formas de estabelecer status social no Brasil, assim surge uma forma de divisão social: aqueles que tem poder de compra e aqueles que não tem. Diante disso, a cultura da ostentação que assola o Brasil, consiste no consumo desregrado, que se expande pela ideologia consumista e consequente alienação de alguns.
Dessa forma, musicas, novelas e propagandas, disseminam o modo de vida consumista, argumentando que tal forma de viver induz a felicidade. Para tanto, tal mensuração se torna corrosiva em um país desigual, como o Brasil. Jovens e crianças carentes, em busca da utópica felicidade na riqueza, se submetem a atos ilícitos; roubando, matando e sendo mortos.
Ademais, a cultura da ostentação e do consumismo retrocede a sociedade culturalmente, visto que tal meio de vida preza o consumo acima dos valores humanos. Dessa forma, jovens e adolescentes tornam-se alienados, vendo no consumo uma forma de reconhecimento e prestígio. Assim, deixam de lado os bons costumes, como a humildade, a educação e o apreço por coisas pequenas.
Portanto é necessário eliminar ideologia consumistas. Para isso, uma mudança na cultura da população deve ser imediata; pais devem estar mais presentes no dia a dia de seus filhos, ensinando-os sempre a forma certa de se portar. Também é importante propor a essas crianças o ensino da sociologia, para que saibam a formação do pensamento contemporâneo, incentivando-as à sempre possuírem um olhar critico. Assim, a ideologia da ostentação e do consumismo será ultrapassada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás