Título da Redação: Ostentação: o novo leviatã da sociedade.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 3 anos por Marília Andrade


Os jovens, para evidenciarem-se no cenário social, utilizam-se da lógica capitalista: o consumo desenfreado. Mesmo sem recursos financeiros, eles não medem esforços para conseguirem o objeto de desejo, o que pode, muitas das vezes, abolir seus princípios e valores.
Nos séculos passados, a ostentação já se fazia presente na sociedade. Apenas os que possuíssem melhores recursos financeiros poderiam participar dos acontecimentos da vida política e cultural do país. Nos tempos atuais ela ainda é a estabelecedora das relações entre os indivíduos, em que os sentimentos amorosos são substituídos pelo amor aos bens materiais. Esse fato exemplifica os altos índices de separação, no qual o tempo de duração de um casamento é pouco mais de um ano, contribuindo para a desconstrução dos valores da instituição familiar.
Além do mais, ela é a porta de entrada para a marginalização dos jovens. Como boa parte da população não dispõe de condições financeiras para ostentarem marcas publicitárias, os adolescentes veem o mundo do crime e do tráfico de drogas como meio fácil e rápido de conseguirem esses objetos de desejo. É crescente o número de jovens envolvidos no mundo criminal, o que torna a redução da maioridade penal tema amplamente discutido em sociedade.
Enfim, é perceptível a inversão de valores da maioria da juventude, que pouco se preocupa com os acontecimentos da vida política, cultural e financeira do país. Base importante para essa mudança é a educação familiar, que fundamenta as primeiras noções de relações entre os indivíduos em comunidade. Também é necessário que sejam ofertados, cada vez mais, oportunidades de ascensão social das classes mais abastadas, procurando estabelecer um equilíbrio entre as camadas da população, diminuindo assim sua segregação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás