Título da Redação: Ostentação e Consumismo

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Com a entrada da Revolução Industrial na década de 80, houve grande expansão na tecnologia. Além disso, o consumismo foi um dos maiores pioneiros dessa, o qual aumentou significativamente no século XXI. Ademais, o consumo é necessário, porém o consumo exacerbado é visto como um tipo de doença- que precisa ser tratado.

No Brasil, com a chegada de novas mídias e tecnologia, o consumismo veio à tona e tornou-se um dos maiores problemas dentro da Sociedade. Telejornais, novelas e internet são um dos grandes adeptos ao consumo; já que, grande parte dos gastos excessivos vêm de propagandas que influenciam a população. De acordo com pesquisas, as pessoas consumem demasiadamente para tentar reduzir o estresse cotidiano. Além disso, as pessoas que mais consomem são as de classes mais baixas, as quais são motivadas por promoções.

Assim como o consumismo exagerado, a ostentação nos dias de hoje é um dos temas relevantes nas mídias, principalmente, em relação à internet. Os padrões impostos pela sociedade são diversificados em todas as classes sociais. Cita-se, como exemplo, o funk, o qual com suas letras podem incentivar as pessoas; ademais, o excessivo consumo e ostentação que se vê nas redes sociais, em que muitos querem passar uma imagem que tem muito dinheiro e isso tornou-se uma “disputa” entre os internautas, como, “quem é o mais rico” ou até mesmo “quem é o mais popular e ostenta mais”.

Com a pós Revolução Industrial, esses dois instrumentos são um tipo de problema dentro da Sociedade. O Estado junto com o Ministério da Educação precisa implantar políticas públicas. E não só isso é suficiente, as escolas necessitam abrir espaços para palestrantes falar sobre o assunto; e não só para adultos, mas principalmente entre os mais jovens, os quais são os mais influenciados. Além disso, as propagandas em telejornais e internet devem evitar a entrada da população no mundo consumista e tentar retirá-la do consumo e ostentação inconsciente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018