Título da Redação: Ostentação e capitalismo

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luana Lulio


Cada vez mais presente no cotidiano dos Brasileiros, a chamada ostentação tem se propagado pela teledramaturgia, pela música, pelos comercias publicitários. Atingindo a cada dia mais pessoas. Essa moda, que prega o consumismo e a posse, faz com que elas vivam de aparências e pode gerar exclusão social dos mais carentes além de aumento da criminalidade.
No atual modelo capitalista, onde o importante é vender, são utilizadas técnicas, como a obsolescência programada, para fazer as pessoas comprarem mais e gastarem mais. A ostentação contribui com isso ao fazer propaganda de que para ser feliz e bacana como os cantores e personagens de novelas é preciso ter roupas de grifes famosas, celular de ultima geração e carros caros.
Toda essa propaganda faz com que os menos favorecidos socialmente ultrapassem suas condições financeiras para adquirir esses produtos. Sacrificam melhorias em suas moradias a fim de se sentirem incluídos e aceitos.
Entretanto, nem todos conseguem ter acesso a esses produtos de maneira lícita. Dessa forma, podem ficar tentados a cometer delitos para ter condições financeiras de comprar iPhones e bolsas Louis Vuitton, por exemplo.
Assim, são necessários investimentos em educação e cultura através de projetos de artesanato, música, dança, cursos profissionalizantes. Tudo isso a fim de levar inclusão social e qualificação a crianças e jovens carentes. Na esperança de que, através da cultura, aprendam valores e adquiram a consciência de que o "ser" é mais importante que o "ter".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás