Título da Redação: os danos do cosumo e ostentação

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por maythe maythe


O consumismo desenfreado e a ostentação dos dias atuais têm muitas conseqüências tanto para a sociedade como para a própria pessoa e inevitavelmente para o meio ambiente.
Na sociedade ,são muitas as armas usadas para atrair as pessoas para esse universo consumista e de ostentação: crédito fácil, lançamentos diários de produtos que parecem ser revolucionários ,entre outros.Para muitos, ostentar e consumir servem como ingresso de aceitação em determinados grupos; vestir-se e usar acessórios de griff parece servir para melhor aceitação nos grupos que frequentam ou servir para saciar ,mesmo que momentaneamente o sentimento de poder;agindo assim ,a sociedade valoriza as pessoas pelo que possuem em detrimento do que realmente são.
Outro lado prejudicado é a própria pessoa, uma vez que o consumismo e ostentação traz um momentâneo e superficial prazer ,transformando-se ,muitas vezes ,em um ciclo vicioso e insaciável . Ao ver o produto na vitrine ou propaganda ,muitos logo encontram motivos para necessitar daquele produto, daí vem o desejo de possuir e projetam a felicidade na possível compra do mesmo. Chega o esperado dia ,com o produto em mãos ,começa a saga para mostrar aos outros e se sentir feliz ,mas ao chegar em casa,deitado no sofá, vê na propaganda que foi lançado um produto que afirmam ser superior ao que já tem , daí a tristeza vem e o desejo de consumir o próximo produto reaparece.
O que se prega em nosso país capitalista é descartar tudo e comprar coisas novas. A cada dia surgem aparelhos mais novos, roupas diferentes. O sistema impõe-nos que devemos sempre ter o mais novo, mesmo que o antigo ainda esteja bom.
É preciso consciência ;todos temos direito de comprar , gastar o dinheiro tão suado, mas esse consumo não nos dá direito de se sentir melhores que outros ou mesmo excluir os que não têm ;consumir sem excesso e ostentação trará sustentabilidade ao nosso país e assim viveremos em uma sociedade equilibrada e possivelmente justa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás