Título da Redação: Obsolecência Programada

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Todos sabem que, em nosso país, há tempos observa-se a evolução da tecnologia, e a diminuição da durabilidade de vida útil dos produtos. Porque isso ocorre?
Atualmente, nota-se que o consumismo aumentou isso ocorre devido à chamada Obsolescência Programada, que é uma estratégia onde empresas programam a vida útil de suas mercadorias –principalmente smartphones e celulares- para que durem menos do que a tecnologia permite.
A obsolescência planejada, também pode ser psicológica, onde comerciais, divulgações, convencem os consumidores de que determinado item que dispõe, não possui mais utilidade, mesmo que funcione normalmente. Esse tipo de prática eleva o consumo, fazendo com que a produção de lixo eletrônico cresça, e as dividas populares se ampliem, pois como o preço é muito alto algumas pessoas parcelam e acabam não tendo condições de pagar.
Levando-se em consideração esses aspectos, a obsolescência precisa ser combatida através de medidas para com a população sobre um consumo mais consciente, alem de intensificar leis exigindo melhores fabricações e durabilidade das mercadorias. E conscientizar sobre o excesso de lixo eletrônico, que acarreta na contaminação da água e do solo através de substancias como chumbo e berílio que são liberadas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás