Título da Redação: O "ter" sobrepondo o "ser"

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Com o rápido avanço do capitalismo após a queda na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o regime consumista foi instaurado ao redor do mundo. Esse modelo ultrapassou o âmbito econômico e político, transformando-se em estilo de vida para milhões de pessoas. Os valores têm sido ofuscados pelos bens materiais, criando uma sociedade cada vez mais endividada e superficial intelectual e mentalmente.
No Brasil, pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a maioria dos cidadãos encontra-se na classe baixa ou média baixa. Apesar disso, grande parte dos brasileiros efetuam suas compras em lojas de grife e possuem os melhores aparelhos eletrônicos do mercado. Isso não é um erro das estatísticas, mas, sim, a realidade do país. Os indivíduos adquirem produtos que extrapolam seu orçamento. Como consequência, o número de pessoas endividadas cresce assustadoramente.
Além disso, nota-se que a humanidade tem se tornado cada vez mais fútil, valorizando mais o “ter” do que o “ser”. Essa atitude de comprar mais do que consegue pagar não é somente uma falta de planejamento financeiro ou uma necessidade. O consumismo encontra-se correlacionado à ostentação. Não importa se o indivíduo realmente é pertencente a classe alta, é preciso apenas aparentar. O que é mais preocupante é que a sociedade tende a dar mais credibilidade a essas pessoas.
Dessa forma, observa-se que a ostentação e consumismo têm criado raízes na sociedade contemporânea. Assim, faz-se necessário que o governo crie e divulgue nas mídias propagandas que incentivem a valorização do caráter ao invés das posses. Não menos importante, que as escolas trabalhem juntamente com as famílias, ajudando-as na educação dos menores e construindo uma geração que possua valores sólidos. Além disso, que os pais e responsáveis se planejam mais financeiramente, evitando as dívidas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás