Título da Redação: O ser pelo ter

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há quase 3 anos por Paulo Pires


Após a guerra fria, o capitalismo tornou-se a principal ideologia no mundo. Com isso, a veiculação de propagandas aumentou, assim como a viabilização de diversos produtos à população. Consequentemente, percebe-se o crescimento vertiginoso das práticas de consumismo e ostentação, marcas da sociedade contemporânea.
Um dos fatores a retratar é que este comportamento pode iniciar-se durante a infância. A constante presença de propagandas direcionadas ao público infanto-juvenil influencia-os a adquirirem produtos compulsivamente, iniciando um ciclo de consumismo que pode perdurar.
Observa-se uma inversão de valores em que o ter é superior ao ser. O ato de ostentar torna-se um passaporte para a inserção em um grupo social. Em suma, mostrar-se rico é garantia de status. Inclusive, existe um aplicativo para smartphones chamado IVIP Black, disponível para compra por mais de dois mil reais, cuja função é determinar que o usuário é capaz de arcar com os altos custos de certos serviços e produtos.
A fim de prevenir que este comportamento se repita, é de extrema importância que a educação financeira seja devidamente desenvolvida nas escolas para incentivar o consumo saudável. Adicionalmente, é imprescindível que a família participe deste processo de conscientização para que haja resultados mais efetivos. Aliado a tudo isso sociedade, governo e organizações não governamentais devem estar atentos às publicidades enganosas ou abusivas

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás