Título da Redação: O reflexo do consumo

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


O sistema capitalista é um solo fértil para o desenvolvimento de uma sociedade pautada no consumismo. Baseado em um mercado em constante movimento, esse modelo possui estratégias de marketing e manipulação que faz com que as pessoas sempre achem que precisam comprar alguma coisa.Cria-se então uma hierarquização baseada naqueles que tem ou não determinado produto. Intrínseco a isso está a ânsia em demonstrar sua posição social por meio da exibição de seu poder aquisitivo, logo, de seus produtos.
Na sociedade estamental do período pré industrial, o poderio de uma família estava relacionado principalmente com seu grau de nobreza. Sendo assim, por mais rico que um burguês fosse, ele jamais teria o prestígio de um nobre. Entretanto, com o desenvolvimento da sociedade de classes, há possibilidade de haver uma mobilidade social, uma vez que a divisão é majoritariamente relacionada á condição financeira do indivíduo.
Alencando-se essa sociedade de classes com o consumismo do sistema capitalista, têm-se a posse de bens de valor como um meio de se diferenciar daquele que está abaixo na hierarquia econômica. Isso é feito por meio da exibição de produtos de valor, conhecida como ostentação. Como consequência, ocorre uma diferenciação explícita entre as pessoas, que pode acarretar tanto em um isolamento por parte de quem não se adequa ao modelo, como também a falsa impressão de riqueza, uma vez que andar com roupas caras por exemplo, pode significar apenas que você é refém do sistema e quer demonstrar superioridade, não sendo necessariamente rico. Esse caso pode ser relacionado ao aumento do número de pessoas que adquirem dívidas em um país, ou seja, pessoas que ostentam uma condição financeira que não possuem de fato.
Pode-se concluir que essa estreita relação entre bem-estar e consumo , que tanto é perpetuada pela mídia, tem grande poder sobre as massas, e pode desenvolver indivíduos sem opinião própria, que compram pela prestígio que isso lhes dará, e não por necessidade. É necessário que o governo crie campanhas que estimulem as pessoas a refletirem sobre suas reais condições e necessidade, por meio por exemplo do oferecimento de dicas de encomia doméstica, que auxiliem na organização econômica das pessoas. Além disso, os pais devem educar as crianças para que elas não cresçam achando que serão pessoas melhores se usarem uma marca famosa ou comerem em determinado local. Só assim formar-se-há indivíduos que não precisam ostentar uma vida social que não possuem para que se sintam melhor.

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