Título da Redação: O modelo, o consumo e suas consequências

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gustavo Simião


A partir do século XIX, com o surgimento da ideologia fordista, os produtos industrializados passaram a ser produzidos de maneira desenfreada, com intuito de buscar novos mercados além das fronteiras nacionais. Com o constante lançamento de novos produtos no mercado, foi introduzido na cultura ocidental à idéia do consumo ligado ao prazer. Desse modo, é comum hoje no mundo contemporâneo presenciarmos a consumação desenfreada nos países capitalistas, o poder de influencia da mídia e do marketing, além dos graves prejuízos que essas atitudes causam ao meio ambiente.
Em muitos lugares – principalmente nas regiões mais ricas - é comum nos depararmos com o consumismo sem controle. A prática do valor de consumo, sem a real necessidade é comum dentro de muitas famílias brasileiras, uma vez que, a mídia e o marketing bombardeia esse lares com pressuposto de felicidade e prazer agregado aos produtos.
Por meio de propagandas, o consumidor é conduzido ao pensamento de ostentação, ou seja, a necessidade da obtenção faz com que a vida do cidadão depende daquela aquisição . Com esta forte idéia, pode-se dizer que o produto carrega com si não apenas a funcionalidade do objeto, mas também o valor que nele foi agregado. Assim, forma-se um ciclo, onde a compra nunca é demais, remetendo o mundo a uma crise ambiental.
A alta necessidade de produção - para o saciamento do mercado consumidor – depende da extração de recursos naturais. Logo, à medida que as sociedades crescem, a demanda tende a acompanhá-las, gerando aí uma maior procura de matéria prima, esgotando a capacidade da natureza, causando graves problemas ambientais.
Portanto, pode-se notar que o simples surgimento de um novo modelo de produção muda muitas vezes toda a estrutura de uma época, modificando as relações existentes entre o homem e o território, o fazer e o consumir . Dessa forma, é necessário que a sociedade pare e repense nos seus princípios e no seu modo de conduzir suas necessidades e atividades, aplicando novas técnicas de controle da obtenção daquilo que é realmente necessário à sobrevivência do próprio homem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás