Título da redação:

O consumo que fortalece o ego.

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 14/06/2015

O desejo de ascensão social das pessoas sempre esteve em seu imaginários. Na Idade Média, América Espanhola, entre outras épocas, tivemos o modelo de sociedade estamental, onde várias revoltas de classes menos abastadas eram eram frequentes pois elas almejavam os direitos que as classes superiores detinham. No Século Século XXI a realidade é outra, temos uma sociedade bastante dinâmica onde o pobre se torna rico e vice versa. Mas chegou-se a um nível em que o ter é mais importante que o ser. Um grande responsável para esse problema é a mídia televisiva e de revistas, onde há um bombardeio de propagandas para o consumo de bens em suas programações e anúncios. O desejo da obtenção daquele produto faz com que a pessoa compre, muitas das vezes se, ter condições de pagar, para que possa usufruir de um bem que após alguns meses irá substituí-lo por outro mais novo. Tem-se uma geração de jovens extremamente consumistas e sem planejamento. Muitos que trabalham, quando recebem o contracheque, vão as compras, gastando a maior parte com roupas, calçados e bolsas de marcas famosas. Essas que farão esse jovem uma pessoa de "status" em seu grupo de amigos devido ao que veste, mas que todos os meses ele passa dificuldades para pagar as contas, manter a casa e sua família. A influência do "ostentar" está majoritariamente ligada ao novo estilo de funk que surgiu faz alguns anos. O funk ostentação que mostra o exagerado consumo em suas músicas e clipes, em que principalmente os mais jovens veem que aquele cantor já foi pobre, mas hoje é rico e pode comprar o que quiser. Essa vontade de ter o que o outro tem acaba passando por cima das questões pessoais apenas por orgulho e avareza. Por conseguinte, percebe-se uma grave crise de valores que a sociedade contemporânea sofre. A conscientização das pessoas com a educação financeira mostrará, principalmente aos jovens, que deve-se ter o que somente pode-se pagar e para que o consumo seja para o seu bem-estar. É desejo de todos que o ser mostre-se maior que o ter, para que a sociedade possa evoluir para o bem de todos.