Título da Redação: O Consumismo

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Andre Diniz


Desde as Revoluções Industriais foi imposto nas sociedades ocidentais a noção de que consumir é sinônimo de felicidade. Contudo, tal felicidade expressa pelo consumismo proporcionou a substituição de valores morais e religiosos por valores materiais. Portanto, passou a ser comercializada pela mídia, contribuindo negativamente para o jovem da favela entrar no crime para satisfazer seu desejo de consumo.
A sociedade capitalista contemporânea acredita que o que está em seu exterior é de extremo valor e têm necessidade constante de adquirir coisas. Isso ocorre porque, com o tempo, a noção do poder material ser capaz de conquistar objetivos se tornou um fato. Sendo assim, resultando na valorização excessiva do dinheiro, corrompendo de valores morais, como a lealdade, forçando a postura inadequada de determinados indivíduos.
A supervalorização do dinheiro é ainda reforçada pela mídia, contribuindo negativamente para sociedade. Como exemplo, percebe-se a idolatria ao poder material em filmes norte-americanos, enfatizando benefícios idealizados. Isso ocorre também na música, como no funk ostentação, que foca o conteúdo das letras no culto ao consumo, proporcionando os jovens à usarem o crime para conseguir dinheiro e usufruir da felicidade material.
Fica claro então que o fanatismo material prejudica fortemente o caráter da sociedade, contribuindo para o aumento de crimes praticados, tanto por jovens da favela quanto por políticos. Uma solução seria a conscientização das gerações futuras e a reaproximação de valores religiosos, dentro de valores éticos e que cultivem relações de profundidade entre os indivíduos e não a superficialidade, investindo também em sociologia nas instituições educacionais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás