Título da redação:

Modernidade líquida

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 18/03/2017

Os anos felizes na década de 1920 nos Estados Unidos demonstrou que a prática consumista está engajada nos hábitos da população, não sendo um fato de tal maneira recente. Com o advento da globalização, o estímulo ao consumo desenfreado aumentou, já que com o avanço tecnológico as empresas investem intensamente em publicidade, através de promoções e condições simples de pagamento, atraindo desta maneira a atenção do consumidor. Devido as várias opções e um mundo cada vez mais acelerado, que exige com que as pessoas estejam atentas a cada informação, o consumo se tornou a “chave” para que o mundo esteja mais na moda, conectado. Enfim, comprar virou praticamente um ato obrigatório numa sociedade em que o ser humano é o que possui, como descrito pelo sociólogo Zygmunt Bauman em suas obras sobre a liquidez das relações sociais na era contemporânea. Portanto, medidas devem ser tomadas para se resolver o impasse; A mídia como provedora da publicidade, deveria não apenas instigar o ato de consumir, mas também através de uma propaganda educativa entre os intervalos da programação dos canais e também em programas de grande audiência discutir sobre o assunto e alertar suas consequências, apresentar a importância de uma compra consciente; assim como o ministério do meio ambiente juntamente com o Procon prover fiscalizações mais rígidas e regras em grandes eventos de consumo como a blackfriday. Assim, através de tais ações as relações sociais se tornarão menos líquidas, ou seja passageiras, e dessa forma restaurará uma convivência mais humilde e desinteressada.