Título da Redação: Mal Necessário

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Dani Sousa


O capitalismo utiliza-se de diversos mecanismos ideológicos para continuar exercendo seu poder sobre a sociedade. Segundo o filósofo Michel Focault este conjunto de ideologias baseia-se em métodos científicos para tentar convencer racionalmente a população de que o consumo é a melhor forma de manter as relações comerciais.
Pois, de acordo com a visão capitalista, a pobreza é opcional, já que por meio do trabalho o indivíduo adquire sucesso financeiro. Outra forma de pensar lançado pelo capitalismo, é o fato de que as pessoas ao comprarem um produto sofisticado ficam mais felizes e satisfeitas. Desse forma, muitos cidadãos acabam consumindo sem se preocupar com o orçamento no final do mês e se endividam.
No Brasil a Ostentaçao virou moda. As músicas que falam sobre carros famosos, roupas de grife tornaram-se um sucesso. E as pessoas estão se preocupando mais com o "ter". A sociedade tornou-se consumista e para ser aceito dentro desta é preciso enquadrar-se neste padrão. Segundo o filósofo francês Émile Durkheim é a força coletiva exercida sobre o indivíduo que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade. Quem "foge" deste padrão é visto como "careta", "fora de moda", "sem estilo" pelos membros desta sociedade.
Além disso, alguns crimes são movido por esta concepção capitalista. Como não possuem o poder de compra, alguns indivíduos roubam para satisfazer a vontade de ter.
O capitalismo, apesar de suas desvantagens, é um mal necessário para que a economia se desenvolva. No entanto, está havendo um exagero no consumo de produtos. É preciso diminuir o apelo das propagandas, e a oferta de lançamentos de produtos no periodo de um ano. Além de de educar financeiramente nas escolas e "conscientizar" os adultos sobre o perigo do consumismo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás