Título da Redação: Liquidez contemporânea

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Laryssa Araújo


O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, usa o termo "modernidade líquida" para designar a deterioração do tecido social. A finalidade da metáfora usada por Bauman é evidenciar a inversão de valores vigentes na sociedade atual que preconiza o reconhecimento social em detrimento da sua própria subjetividade.
Diante de um cenário mundial desenvolvimentista e tecnológico, a busca por falsas sensações de aceitação tem sido acentuada. As pessoas têm trocado sua originalidade por produtos que lhes associem a uma determinada classe social que, por vezes, não pertencem. O ego tem sido preenchido com curtidas em redes sociais e os indivíduos têm perdido sua identidade enquanto ser singular. Além disso, essa busca por reconhecimento, quando não alcançada, pode desencadear problemas psicológicos como frustrações e complexos de inferioridade.
O verbo ostentar, que significa exibir com alarde, define com exatidão a postura desse crescente número de pessoas que veem sua maior potencialidade no exterior. Como afirma Juvenal Arduini, antropólogo brasileiro, as reais potencialidades do ser humano são intrínsecas e não palpáveis, um exemplo é a criticidade. Por meio do senso crítico é possível rejeitar a massificação de pensamentos imposta à sociedade pelos meios de comunicação.
Nessa perspectiva, é de fundamental importância que as escolas e as famílias estejam aliadas alargando a visão dos alunos no que se refere ao real intuito do capitalismo, que é a padronização. Estimular nas crianças e nos jovens, que são os mais atingidos por esse fenômeno, o desenvolvimento de um senso crítico através de projetos sociais de inclusão aplicados pelo governo, permite que o "eu", de fato, apareça na sociedade de massa.

Redação redigida em aproximadamente 1h.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás