Título da Redação: Leônia do século XXI

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Kríssia Bezerra


O cenário mundial, impulsionado pelo advento da globalização, adquire acelerada renovação. Entretanto, apesar de tantas mudanças, alguns fenômenos culturais e comportamentais parecem perpetuar, a exemplo do consumismo, o qual ultrapassa o que seria limitado apenas ao ato excessivo de comprar, atingindo ao patamar de ideologia e sendo elencado como uma das características mais marcantes da sociedade pós-moderna.
Karl Marx definira, no século XIX, mercadoria-fetiche como a adoração em adquirir novos objetos. Objetos que eram cultuados como o maior prazer dos habitantes de Leônia - cidade invisível de Ítalo Calvino - e que tinham como paixão "desfrutar coisas novas e diferentes todos os dias", vestir roupas recém-lançadas, ouvir as músicas mais populares do momento e também descartar todo o lixo produzido anteriormente.
Se há quase dois séculos, críticas como essas despontavam, o que dizer nos dias atuais, os quais a maior vertente do consumismo, a ostentação, faz-se presente não apenas no comportamento de consumo, mas como expressão cultural e estilo de vida idealizado que cultua gastos hiperbólicos e desenfreados, hedonismo material e alienação do indivíduo, exaurindo a essência do ser, com o preenchimento daquilo que o dinheiro é capaz de comprar.
Combater as práticas abusivas no que tange à hipervalorização do consumo diz respeito não apenas a uma mudança de comportamento, mas sobretudo, resgatar valores não materiais, valores ético, social e político na construção identitária individual e coletiva do meio. Conscientização, orientação familiar, além de educação financeira nas escolas são algumas medidas que fortalecem a responsabilidade social na formação de uma sociedade humanizada, menos pautada em bens materiais, menos desigual e consequentemente, mais justa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás