Título da Redação: Ideologia de Consumo

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Posterior às três revoluções industrias, a aquisição de bens e produtos foi amplamente facilitada e difundida ao mundo. Nesse viés, o consumismo ou consumo sem necessidade, cada vez mais agregou-se à sociedade moderna, originando assim culturas como a de ostentação. Diante disso, adversidades, tais com endividamentos e alienação, são comumente presenciadas pelos povos brasileiros.
A instauração de políticas neoliberais no Brasil, junto à criação do capitalismo financeiro no seculo xx, permitiu a realização de empréstimos e financiamentos para muitas pessoas.Nesse sentido, a existência de credito fácil simultaneamente aos desejos supérfluos da população, acarretou e acarreta em grandes dividas a esta, o que leva a inferir que grande contingente da pobreza brasileira é reflexo dessa falta de consciência econômica e consumista. Logo, é imprescindível meios que propiciem a conscientização das pessoas da nação, ao que tange o consumo exacerbado .
Outrossim, segundo a obra "Sociedade do Espetáculo"de Guy Debord, no mundo contemporâneo, as pessoas relacionam-se baseadas em imagens, ou seja, para elas e mais importante o "parecer" ao realmente "ser". Analogamente, a cultura de ostentação, seja no funk nacional ou nas redes sociais, expõe padrões a serem vangloriados e copiados, sobretudo pelos jovens que anseiam por prestigio social.Contexto esse que se comparado as teorias Marxistas, revelam-se como plena estrategia burguesa, cujo objetivo consiste em alienar os indivíduos ao consumo sem limites.Portanto, fica claro a essencialidade de elevar a criticidade da juventude em relação às mídias de ostentação .
Em suma, faz-se necessário medidas que amenizem o consumo inerente de consciência pelos brasileiros.Cabe ao Ministério Publico, por meio da mídia, realizar campanhas e entrevistas com especialistas, a fim de promover a conscientização sobre consumo e gastos da população . Ademais, cabe às Instituições de ensino fundamental e médio, iniciar um entendimento econômico e critico a respeito de praticas ostentativas, mediante a assembleias e debates respectivamente.Assim, com a realização o dessas acoes, que o pais tupiniquim venha a tornar-se cada vez mais rico e consciente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018