Título da Redação: Fantasias, maquiagens e máscaras, o carnaval social do consumismo.

Proposta: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Francisco Loureiro


Maquiar a real situação de vida, através de um falso status de luxo, é uma atitude que só demonstra o poder do senso comum imposto pela mídia. Não é de hoje o desejo utópico do brasileiro de alcançar a riqueza e o impulso nas camadas sociais, como forma de fugir da sua realidade e transcender para um mundo, cuja sensação é nada mais que uma mera ilusão. É nesse contexto no qual a ostentação e o consumismo passa por cima do bem estar e serve como moeda de troca para o ingresso nos altos escalões da sociedade.
Em meio a esse processo, vale ressaltar a facilidade de absorção da ideologia midiática sobre as fracas personalidades. Músicas com letras nas quais 80% refere-se a objetos de grife, rapidamente se tornam fenômenos nos meios de comunicação. Esses movimentos artísticos, são os principais fatores na formação de uma moda, e na elevação do índice das vendas nas principais lojas do país. Quem ganha é o cidadão por estar trajando um tênis caro ou os grandes capitalistas por obterem lucro com mais facilidade?
É uma certa ironia por parte dos “gastadores” manifestarem essa postura em meio à real conjuntura que vive o país. Uma crise econômica alarmante ganha força a cada dia que passa, e por outro lado mais ostentação e consumo se concretizam. Indivíduos assim com certeza não representam a sociedade brasileira, aquela que para conseguir o seu conforto, é necessário um esforço até mesmo maior daquele suportado, ao invés de esbanjar e transmitir uma falsa impressão de estabilidade riqueza.
Por fim, a ostentação não é uma filosofia de vida digna quando é forçada. Com isso, essa parcela que adota esse pensamento não pode deixar ser influenciada por uma mídia esmagadora de conceitos morais e cívicos. Portanto, os meios de comunicação, como instrumentos massificadores, devem agir de forma coerente e respeitando a liberdade de cada um, mas sendo conciso na neutralização desse mal social, pois é perceptível a necessidade do fim desse carnaval, para que essa fantasia seja tirada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás